terça-feira, 28 de junho de 2011

Cerimônia de reinauguração da instalações da Delegacia de Policia Civil de São Pedro dos Ferros e instalação da sede do Consep


widget
Com a presênça de várias autoridades dos mais variados segmentos da sociedade ferrense, aconteceu na tarde de hoje (28/06/2011), a reinauguração das instalações da Delegacia de Policia Civil desta cidade. O órgão já ocupava antes o prédio que antes serviu de agência da Caixa Econômica. Passando por reformas que há muita necessitava, o  local hoje, atenderá e muito tanto a instituição, como também a comunidade a qual passará a ter um local  adequado e acolhedor no que se refere  a um atendimento de qualidade e digno.

Roteiros Cerimoniais : Alguns itens para realização de cerimonial


                                   Providências de um cerimonial                             
informar com antecedência, à equipe de cerimonial responsável, a presença de autoridades convidadas para as solenidades realizadas na Universidade;

instalar junto à recepção, no local do evento, duas mesas com duas placas indicativas: “Autoridades internas e externas, favor identificar-se”;

selecionar recepcionistas para receber e conduzir autoridades e familiares aos lugares reservados nas primeiras fileiras, de acordo com os convites. Em ambientes abertos, providenciar assentos em local abrigado do sol;

preparar sala de apoio para as autoridades e a imprensa, com serviço de copa e garçom;

definir quem são as personalidades que vão compor a mesa de honra e quem irá presidi-la, com base no formato do evento (reportar-se aos modelos disponíveis neste site).

providenciar, para a mesa de honra, toalha, água, jarra, copos de vidro, bandeja, suporte para copos, crachás de mesa com o logotipo da UNICAMP, cadeiras, arranjo floral central ou ao chão.
faixas com conteúdo institucional poderão ser afixadas à frente da mesa e banners em outros locais;

escalar copeiro para reposição de água para os componentes da mesa;

colocar folhas de papel e canetas destinadas às anotações dos componentes da mesa de honra;

instalar bandeiras (estado de São Paulo, Brasil, Campinas, UNICAMP);

garantir o suporte técnico prévio e durante o evento;

preparar a infra-estrutura do local: sonorização, iluminação, climatização, equipamentos multimídia e iluminação do ambiente;

solicitar segurança e primeiros socorros condizentes, conforme normas da Universidade;

instalar púlpito, microfones e iluminação adequados para o mestre-de-cerimônias;

preparar mimos, placas, diplomas e flores para eventuais homenagens;

colocar mesa de apoio para brindes e mimos. Devem ser observados alguns cuidados com relação aos mimos — chocolates, itens de vestuário, objetos pontiagudos e flores não devem ser oferecidos;

preparar o roteiro de cerimoniais para mestre-de-cerimônias, reitor, diretor de unidade, patrono de formatura, recepcionistas, técnico de sonorização e eventualmente para firma terceirizada;

preparar roteiros que prevejam falas breves para cerimônias que transcorrem com autoridades e convidados em pé;

enviar com antecedência o roteiro do cerimonial à unidade correspondente e à chefia do cerimonial do GR, para encaminhamento à autoridade que estará presente (reitor, pró-reitores ou seus representantes);

reservar cartões para registro de autoridades externas presentes (nome, cargo, instituição). Se houver um grande número de autoridades, citar apenas a mais importante, estendendo-se os cumprimentos aos demais;

entregar ao Reitor os cartões das autoridades presentes nomeadas, para que, se desejar, possa referir-se e agradecer.

preparar a lista dos componentes da mesa, que deverá ser colocada à frente dos demais, sobretudo em eventos com convidados externos, e conter também os nomes dos componentes da mesa de extensão;
elaborar lista de convidados ausentes que enviaram cumprimentos;

providenciar as tomadas de fotos, gravações sonoras e de imagens;

colocar à disposição um certo número de recepcionistas para acompanhamento de autoridades à mesa e comunicação entre os componentes da mesa e o locutor;

preparar o roteiro de acordo com os usos e protocolos instituídos;

examinar com cuidado, antecipadamente, a operacionalização dos cerimoniais, de acordo com o roteiro;

verificar com antecedência as autoridades que compõem a mesa de abertura e que farão uso da palavra;

anunciar genericamente a presença de diretores e superintendentes de faculdades, institutos, centros, núcleos e demais órgãos da UNICAMP, em grandes eventos com grande público;

providenciar o livro de atas destinado às posses de reitor, superintendente e diretor;

solicitar, caso haja convidados estrangeiros homenageados e se julgue necessário, informações sobre opções de cardápio em almoços ou jantares;

preparar e instalar placas indicativas (estacionamento, auditório, sala VIP, toaletes etc.);

solicitar breve curriculum vitae aos homenageados ou ao patrono da turma de formandos em solenidades de colação de grau.

widget

Roteiro para Colação de Grau


Adilson Rocha           Colação de Grau
A Unicamp tem adotado o seguinte roteiro para as cerimônias de colação de grau:
a) Apresentação inicial
b) Composição de mesa
c) Entrada dos formandos
d) Abertura oficial – palavra do presidente da mesa (Reitor, Pró-Reitor, Diretor ou Diretor
Associado)
e) Execução do Hino Nacional Brasileiro (completo e cantado)
f) Juramento
g) Fala do presidente da mesa
h) Outorga de Grau – entrega dos diplomas por ordem alfabética dos alunos e nomes
completos sem abreviações
i) Discurso do orador da turma
j) Discurso do paraninfo: opcional.
k) Discurso do patrono. O Mestre de cerimônia faz a apresentação do patrono (um currículo
vitae resumido – 2 a 3 linhas)
l) Homenagens: são circunstanciais. Discursos e / ou entrega de mimos, e outras formas são
opcionais. Citamos, apenas como exemplos de homenagens diversas, obedecida à ordem
de precedência os seguintes:
- homenagem aos pais
- homenagem aos mestres
- homenagem aos colegas
- homenagem póstuma
- homenagem ao reitor
- homenagem ao diretor
- homenagem ao patrono
- homenagem ao paraninfo
- homenagem aos coordenadores
- homenagem aos professores
- homenagem aos funcionários
m) Discurso do Diretor
n) Discurso de encerramento do presidente da mesa (se as demais autoridades estiverem
presentes, como o Reitor, Vice-Reitor e o Diretor, os discursos deverão seguir a ordem de
precedência)
o) Agradecimentos pelo mestre de cerimônias e saída dos componentes da mesa em cortejo.
widget

Algumas regras básicas para realização de cerimonial ;                                                                                                                Hasteamento da Bandeira
- apresentação pelo mestre de cerimônias;
- mensagem inicial da Diretoria da Unidade ou Órgão;
- agradecimento aos presentes e à Banda do Exército – se tiver presente (mestre de
cerimônias);
- Mestre de cerimônias convida o (a) Diretor (a) e o Reitor (ou representante) para
descerrarem a placa inaugural;
- A seguir, o mestre de cerimônias convida a todos para acompanharem, em silêncio, o
hasteamento da Bandeira com a execução do Hino Nacional (Banda ou Instrumental);
- Se o mastro for eletrônico, o hasteamento poderá ser feito pelo (a) Diretor (a) ou a pessoa
designada; a Bandeira deverá estar no topo do mastro, exatamente no final do Hino
Nacional;
- Em se tratando de mastro manual, o hasteamento deverá ser feito por um oficial do
Exército, ou Polícia Militar;
- Após a Bandeira estar hasteada, deverá ser repetida a execução do Hino Nacional com a
participação de todos os presentes;
- Encerramento com o discurso do Reitor;
- Agradecimentos pelo mestre de cerimônias.                    A s
widget

Adilson Rocha : MESTRE DE CERIMÔNIA


Dicas para um Mestre Cerimonial     

O Mestre de Cerimônia ou orador é o responsável por conduzir toda a solenidade e o andamento do evento, a partir de uma pauta, geralmente fornecida pelos organizadores.
É denominado também de porta-voz, ring anouncer (eventos esportivos), locutor, apresentador, arauto (porta-voz real), ombudsman (representante de uma instituição).
Para a escolha deste profissional, considera-se a sua experiência em eventos e um conhecimento mínimo de cerimonial.
Deve possuir os conceitos básicos de etiqueta, ter boa presença de palco, embora precise agir discretamente, boa voz, boa dicção, boa aparência, trajar adequadamente, estar atento ao roteiro e ao desenvolvimento da cerimônia, observar ordens de precedências e conhecer os pronomes de tratamento.

Recomendações· Chegar ao evento com antecedência a fim de evitar atrasos e testar o microfone antes do início do mesmo.
· Ao subir na tribuna não se apresentar ao público.
· Utilizar verbos na terceira pessoa do singular ou na primeira do plural.
· Agradecer aos presentes em nome da instituição ou da empresa responsável pelo evento.
· Sua posição será na tribuna próximo às autoridades que discursarão.
· A tribuna deve ser instalada num local seguro, confortável, dispondo de apoio para o roteiro, cartões, copo de água, laptop, boa iluminação e microfone de qualidade.
· Nunca convidar os componentes da mesa principal sem que todos estejam próximo à mesma, pois é desagradável chamar novamente o convidado caso ele não esteja no local.
· Permanecer o maior tempo possível perto da mesa principal, pois caso haja algum incidente, terá que agir prontamente.
· Solicitar com antecedência a cópia da pauta a fim de estudar a mesma, treinar a pronúncia de nomes e siglas em outro idioma.
· Elaborar a pauta, quando requisitado.
· Atender prontamente às autoridades que compõem a mesa, quando solicitado.
· Evitar continuar no palco verificando seus papéis durante a palestra ou conversar animadamente nos bastidores.
· Evitar consultar o relógio na tribuna.
· Em grandes eventos, é recomendável que toda a equipe tenha uma cópia da pauta em mãos.
· Evitar interferências no cerimonial que não correspondam ao planejamento.
· Aperfeiçoar o desempenho por meio de cursos de apresentação em público, expressão verbal, cerimonial e com leituras regulares.
· Permanecer em sintonia com toda a equipe de apoio.
· Quebrar o protocolo algumas vezes para satisfazer algumas autoridades.

A pauta ou roteiro de cerimonial pode ser detalhada ou sucinta, conforme a cerimônia, mas divide-se basicamente em três partes, as quais o mestre de cerimônia deve estar atento:
1. Fazer breve apresentação sobre o evento, convidar os participantes a compor a mesa de honra e nomear autoridades presentes.

2. Anunciar a ordem das falas, previamente estabelecidas de comum acordo com o coordenador do evento.
3. Fazer os agradecimentos em nome da entidade realizadora e encerrar a solenidade.

widget